O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma estrutura que, com base nos requisitos normativos da Organização Internacional de Padronização (ISO), organiza as operações, atividades e processos de uma organização.

O SGI Ferroport é baseado nas normas ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018 fornecendo uma uniformização e estruturação padronizada, que ajuda a melhorar o desempenho da gestão de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança Ocupacional, visando uma base consolidada rumo ao desenvolvimento sustentável.

Com a implantação do SGI, a Ferroport demonstra seus compromissos com todas as partes interessadas atreladas ao seu negócio, de forma transparente, já que são visíveis aos envolvidos as suas diretrizes implementadas, objetivos e resultados alcançados.

Dessa forma, o SGI Ferroport tem proporcionado o fortalecimento contínuo dos seus valores com os trabalhadores, comunidade local e outras partes interessadas, dando foco principalmente nos valores Segurança e Responsabilidade Socioambiental.

Dentre os principais objetivos do SGI Ferroport tem-se a prevenção de lesões e danos à saúde relacionados ao trabalho para os trabalhadores e a disponibilização de locais de trabalho seguros e saudáveis por meio da eliminação dos perigos, minimização dos riscos de SSO e com a tomada de medidas preventivas e de proteção efetivas. Além disso, tem-se a proteção do meio ambiente e possibilidade de resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.

Dentre os diversos benefícios provenientes da implantação de um SGI, tem-se a melhoria contínua dos processos e um maior e melhor diálogo e engajamento entre todas as áreas e processos. Porque, afinal, “O Sistema de Gestão Integrado da Ferroport é feito por pessoas, mas sobretudo, para pessoas” e todos nós somos parte essencial deste trabalho.