Gestão de Saúde e Segurança do Trabalhador

A Ferroport aderente ao seu compromisso de garantir a segurança de todos os envolvidos em suas atividades, realiza diversas iniciativas que garantem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, incluindo a identificação, monitoramento e controle dos perigos e riscos inerentes às atividades realizadas pela Ferroport e suas Contratadas, por meio do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Nossos colaboradores participam de atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e verificações comportamentais são realizadas focadas em processos críticos do negócio, melhorando a qualidade do comportamento seguro nas atividades de campo.

A CIPA (Comissão Interna de prevenção de Acidentes), dentro de seu planejamento, realiza anualmente a SIPAT Integrada com outras empresas baseadas no Terminal 1. Já para casos de emergências, uma equipe dedicada e treinada de bombeiros civis e técnicos em enfermagem socorristas, suportados por veículos de emergência, estão de prontidão para agir e garantir um rápido atendimento. Além disso, periodicamente, testamos nossos cenários de emergência através da realização de simulados.

Na gestão de saúde do trabalhador destacamos dois programas: a Avaliação Individual de Saúde e a Prevenção ao uso de Álcool e Drogas. Outro ponto relevante é a utilização de uma grade extra de exames complementares, voltados para a qualidade de vida do nosso trabalhador.

Medidas de prevenção e controle do Coronavirus no ambiente de trabalho FERROPORT

Ao longo da pandemia a Ferroport definiu medidas para prevenção e controle da propagação da Covid19. Implantamos protocolos e procedimentos de combate direto ao Covi-19, dentre os quais podemos destacar o monitoramento constante dos casos suspeitos; o isolamento com busca do diagnóstico por testes para os casos sintomáticos; o estímulo da autoavaliação de saúde, a orientação de distanciamento nos postos de trabalho, o aumento da higienização nos locais de trabalho, a orientação frequente sobre a importância da lavagem das mãos e a adoção do trabalho remoto ou híbrido.

Todas essas, entre outras medidas, foram importantíssimas na busca de um ambiente seguro garantindo proteção para os nossos trabalhadores e seus familiares.

Campanhas de Saúde e Segurança

Visando a proteção e segurança de todos os envolvidos em nossos processos, bem como a manutenção da saúde e bem-estar de nossos trabalhadores, a Ferroport realiza periodicamente campanhas de segurança e saúde ocupacional:

Campanhas de Segurança: Proteção auditiva, medidas de proteção para atividades consideradas críticas, direção defensiva, uso consciente de EPI, registro de condições inseguras e segurança em movimentação de cargas, são exemplos campanhas realizadas visando proteger a segurança dos trabalhadores.

Campanhas de Saúde: Vacinação; Qualidade de vida (Hipertensão arterial e Diabetes), Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras campanhas que objetivam a manutenção da saúde ocupacional de nossos colaboradores (as).