Responsabilidade Social Corporativa

Nossa atuação de Responsabilidade Social Corporativa se baseia nos eixos de educação e cultura, geração de renda, esporte, saúde e bem-estar, meio ambiente e transparência e diálogo.

Para isso, direcionamos nossos Investimentos Sociais Privados buscando gerar valor para a Companhia, trabalhadores e comunidades de influência direta e indireta das atividades da Ferroport.

Investimentos Sociais Privados

Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público.

As diretrizes de atuação da Ferroport no que tange aos Investimentos Sociais Privados foram definidas seguindo disposto pelos requisitos da norma ABNT NBR 16001, Princípios do Pacto Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), valores organizacionais e temas materiais identificados pela Ferroport.

Geração Música

Projeto realizado por meio de oficinas de iniciação em música para crianças e jovens, em escolas da rede pública de São João da Barra. Conta com a participação de músicos da região, criando uma ponte entre a cultura local e os coordenadores pedagógicos do projeto, integrando culturas distintas, removendo barreiras e promovendo sinergias para o benefício das crianças e jovens participantes. Para realização do projeto, foram doados cajons, violões e boomwhackers que ficarão como materiais permanentes para as escolas contempladas.

Futebol de Rua pela Educação

O objetivo do projeto é trabalhar o esporte para desenvolvimento humano. Além disso, busca potencializar as ações de ensino e aprendizagem, complementando as ações da rede formal de educação. A metodologia contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.

O projeto é realizado em escolas públicas de São João da Barra para meninos e meninas entre 7 e 13 anos, em um total de 240 alunos.

Baú de histórias

O projeto tem a finalidade de difusão da leitura através da distribuição totalmente gratuita de estruturas, chamadas de Baú de Histórias, para escolas e instituições públicas, assim como a realização de oficinas de contação de histórias nas escolas e instituições beneficiadas. Para cada estrutura doada, duas oficinas de contação de histórias foram realizadas. As oficinas têm caráter lúdico e são aplicadas como instrumento de imersão do espectador através de contação de histórias e atividades de leitura voltadas ao público infantil, sempre utilizando o acervo do Baú de Histórias. Tanto o Baú quanto as oficinas promovem a difusão da leitura, instrumento de fascínio que une o espectador ao artista, despertando o interesse pela leitura.

Diálogos com a Comunidade

Por meio do diálogo com a comunidade, a Ferroport busca estreitar laços com a comunidade e favorecer a troca direta de informações sobre as visões das partes interessadas. Nesse sentido, os diálogos buscam, além de promover ações sociais e investimentos sociais privados, manter a licença social da Companhia junto à Comunidade.

Além disso, mantemos canal aberto com a comunidade por meio do contato direto via canal 0800 e e-mails corporativos.

Convênio e Parceria com outras empresas e instituições

Apoiamos a Costurarte, cooperativa de costura de Cajueiro que reúne mulheres e trabalha na confecção de bolsas, camisas e outros produtos. Também apoiamos a comunidade pesqueira, por meio de realização de cursos e capacitações para os pescadores. Além disso, mantemos diálogo permanente com a Cooperativa Arte Peixe, formada pelas esposas dos pescadores da região, que produzem diversos produtos à base de peixe.

Realizamos iniciativas como o Cozinha Brasil, um programa realizado em parceria com o Sesi, que tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional, com aproveitamento total dos alimentos. A ação busca elevar o nível de saúde e a qualidade de vida das pessoas, por meio de orientações que estimulam uma alimentação de alto valor nutricional e de baixo custo.

Também desenvolvemos profissionalmente jovens no Programa de Capacitação Portuária, por meio de cursos e treinamento práticos, buscando a capacitação profissional dos participantes.

Jornal Ferroport Comunidade

O Ferroport Comunidade é um boletim periódico em que a companhia compartilha as ações desenvolvidas na região de influência de suas atividades.