Diretoria

Carsten Bosselmann

É CEO da Ferroport desde Fevereiro de 2016. Iniciou seu trabalho na companhia em 2013 como Diretor de Operações, responsável pelo comissionamento da planta e início da operação da empresa no Porto do Açu.

Trouxe mais de 25 anos de experiência de liderança em unidades operacionais e de logística. Carsten tem também ampla experiência em projetos ‘greenfield’, start-ups, criação de fortes e eficientes equipes de liderança, com destaque para atuação em joint ventures.

Anteriormente, Carsten ocupou o cargo de Gerente Geral da Anglo American para liderar o relacionamento entre as acionistas da joint venture do Porto (antiga LLX Minas-Rio) e a criação do plano de operações. Em 2005, ele assumiu a diretoria do Porto e Logística da ThyssenKrupp CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), responsável pelo projeto, construção e operação do porto e do pátio de matérias-primas, além da logística interna da planta e dos embarques dos produtos siderúrgicos. Antes disso, Carsten foi Gerente de diferentes áreas da planta siderúrgica da ThyssenKrupp na Alemanha até o ano 2000, quando foi transferido pela empresa para o Brasil como Gerente Geral, responsável pela implantação e operação do Centro de Serviços do Aço, a ‘GalvaSud’, uma joint venture com a CSN.

Carsten é diplomado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Superior Técnica de Aachen (RWTH), na Alemanha.

Alessandra Marinho

CFO da Ferroport desde julho de 2023, é administradora com pós-graduação em Docência do Ensino Superior (UCAM/RJ) e MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV/SP).

Executiva com sólida experiência na área Financeira, atuando há mais de 20 anos em FP&A, Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Planejamento Orçamentário, Investimentos, Controladoria, Tesouraria, Captação de Dívida e Compras, em empresas de grande porte dos segmentos de saúde, telecomunicações, cartão de crédito e indústria alimentícia.

Conselho de administração

Ana Sanches

Ana Sanches é mineira, graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec, e possui 26 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

Ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o papel de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.

Em suas experiências prévias à Anglo American, trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como Controller das operações no Brasil.

Rogério Zampronha

Rogério é CEO da Prumo Logística desde Abril de 2022. Construiu sua carreira no setor industrial, de tecnologia e geração de energias renováveis, sempre com forte visão empreendedora. Foi Presidente da Schneider Eletric Brasil e Presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento – atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável – , permanecendo como Membro do Conselho e Administração da Omega Energia. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo IMD (Lausanne, Suíça).

Eugenio Leite de Figueiredo

É formado em economia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo IBMEC. Executivo altamente experiente, com 20 anos de atuação em Project Finance, fusões e aquisições e desenvolvimento de negócios. Iniciou sua carreira profissional na Vale, através do Programa de Trainee, no ano 2000 e trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Fusões e Aquisições por 6 anos. Depois disso, entrou no Grupo EBX para ser parte do time que iniciava o processo de IPO da MMX Mineração e Metálicos S.A., que foi o primeiro lançado pelo Grupo em meados do ano de 2006. Ficou na MMX por 2 anos. De 2008 a 2012, atuou no time de Corporate Finance que trabalhava em todas as operações de IPO, Project Finance, M&A e desenvolvimento de negócios para todas as companhias do Grupo. Desde 2012 atua como Diretor Financeiro (CFO) da Prumo Logística, tendo atuando em operações de M&A, relações com investidores, processo de fechamento de capital da Prumo e vários processos de captação de dívida para subsidiárias totalizado vários bilhões de dólares.

João Braz

Diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu desde 2019, João Braz tem mais de 18 anos de experiência em logística, operações e negociação de contratos de alta complexidade nos mercados de óleo e gás e navegação. Com a missão de potencializar o Terminal Multicargas (T-MULT) e atrair novos clientes para o fértil ambiente de negócios do Açu, Braz tem também como desafio desenvolver outros terminais no porto, assim como soluções de conectividade (ferrovia, rodovia). Com sólida experiência internacional, passou anteriormente por duas diferentes posições na Europa e liderou times na África e América Latina. Trabalhou por 16 anos no Grupo Maersk, onde chegou ao cargo de Diretor Geral para a América Latina da unidade de apoio marítimo do grupo (Maersk Supply Service) , também tendo atuado no grupo norueguês de navegação Westfal-Larsen Shipping. Formado pela PUC-Rio em Administração de Empresas, o executivo tem especialização pela Maersk International Shipping Education, MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Óleo e Gás pela Coppead/UFRJ.

Eduardo Quartarone Campos

Graduado em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Iniciou sua carreira na Prumo em 2010 e é, atualmente, Diretor Jurídico da Companhia. Eduardo integrou, a equipe do escritório de contencioso estratégico e arbitragem, Nunes Ferreira, Viana Araujo, Cramer e Duarte Advogados e, posteriormente, a equipe da MPX Energia S.A., participando de grandes transações nas áreas de direito societário, cível, arbitragem e financiamentos. Contribuiu para a estruturação societária e constituição das empresas Açu Petróleo, BP Prumo e Ferroport. Teve importante participação na negociação dos contratos comerciais da Companhia, bem como na obtenção dos financiamentos da Prumo e da Açu Petróleo. Em 2017 atuou como International Associate no Debevoise & Plimpton em Nova York.

Carolina Furtado de Mendonça Lobato

Atua como diretora jurídica da Anglo American no Brasil desde 2020. Carolina tem mais de 12 anos de experiência como executiva na área legal, tendo iniciado sua a carreira na área privada e depois, já na área empresarial, como advogada na Kinross Brasil Mineração em 2010, participando de grandes transações nas áreas de direito societário, cível, implementação de projetos de mineração e licenciamentos ambientais. Graduada em Direito pela Universidade FUMEC, com um MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh/EUA, e cursos de atualização na Boston University e Yale. Carolina é membro atuante das Comissões jurídicas do IBRAM, da FIEMG, e da Comissão Especial de Mineração de Base Mineral da OAB Nacional.

Alexandre Panza Vidal

Graduado e mestre em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui mais de 15 anos de experiência em áreas relacionadas a finanças nos setores de mineração, gás e petróleo, como finança corporativa, desenvolvimento de negócios, alocação de investimento, avaliação de projetos, orçamento e planejamento.

Cristina Morgan Cavalcanti

Graduada em Comércio Exterior pela Universidade UNA/MG, com pós-graduações em Gestão Estratégica em Finanças e Controladoria/Finanças, ambas pela Universidade Federal de Minas Gerais, e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas/Ohio University. Também realizou cursos executivos na Fundação Dom Cabral e em Universidades no exterior, como Insead na França, Wharton School e Kellogg School nos EUA, e um Seminário Global de Finanças no Japão.

Passou a fazer parte da Anglo American em setembro/2021 quando assumiu a posição de CFO, responsável pela área financeira e de planejamento estratégico.

Anteriormente, Cristina Morgan esteve na Samarco Mineração desde novembro de 2018, na posição de CFO, responsável pelas áreas Financeira (Tesouraria, Controladoria e Custos, Planejamento Econômico-Financeiro), de Inteligência Tributária, Suprimentos e Tecnologia da Informação.

Previamente à Samarco, Cristina Morgan exerceu diferentes funções na Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais, entre 2001 e 2018, onde atuou como CFO na Mineração Usiminas, Gerente-Geral de Relações com Investidores, Gerente de Operações Financeiras e Analista Econômico-Financeiro.

Começou a sua carreira na área de Finanças na Samarco Mineração, onde começou como estagiária e passou a exercer a função de Analista de Câmbio e Comércio Exterior entre os anos de 1994 e 2001.

Já acumulou funções como membro do Comitê de Finanças da MRS Logística, Vice-Presidente do Comitê Estratégico de Finanças da AMCHAM, Diretora do Instituto de Desenvolvimento de Mercado de Capitais, membro do Conselho Deliberativo da Previdência Usiminas e de diferentes Comitês da Samarco e Usiminas. Atualmente, é membro do Comitê Financeiro da AMCHAM e Coordenadora do Grupo Mulheres de Mercado em Belo Horizonte.